terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Arte Centenária, Arte Eterna


Quais lições poderemos
absorver de um espírito,
que consegue permanecer
eternamente artista?

    O que de ser dito, se é que deve ser dito, quando uma pessoa completa 100 anos de vida? E quando essa pessoa trabalha há pelo menos 60 anos com artes?

    Não há que se dizer nada, basta simplesmente fazer uma reverência, no mais tradicional estilo oriental e assim permanecer, em silêncio.

    No dia 21 de novembro de 2014, Tomie Ohtake completou um século de vida e, nos grandes museus brasileiros, muitas exposições foram inauguradas - você, amante da arte e do design, tem a obrigação de comparecer em pelo menos uma. Se você reside na cidade de São Paulo ou visita a cidade, compareça no Instituto Tomie Ohtake.

    As sensações que sua obra nos transmite, apresentam-se genuinamente com alma brasileira, sem contudo perder suas raízes. Para nós, é um legado de aprendizado sobre a expressão cromática, a provocação emocional, a sutileza à sensibilidade. É talvez, uma revelação de seu espírito guerreiro através de sua eterna criatividade. Esse espírito se apresentou combativo com as armas que a arte lhe propiciou, e venceu as amarras que a sociedade nativa ou migratória, tentaram inutilmente lhe deter, se é que tentaram.

    Poucos conhecem, ou melhor, assistem a TV Ra Tim Bum e um de seus programas mais interessantes é: Traçando Artes. Trata-se de uma animação onde os dois personagens (traças), se divertem em museus. Se você tem filhos, sobrinhos, crianças amigas, apresente o programa para eles, aliás, não só para eles, mas para qualquer ser que não tem noção da importância da arte em nossas vidas. Tem vários programas no Youtube e o que apresentamos a seguir fala de: Tomie Ohtake.






Um comentário:

  1. Fala mestre, errata (2013)
    Eu tive aula de 3D com o Tito. o Cara que modelou esse desenho Traçando Arte.
    bem Legal

    ResponderExcluir